Olá 🔅
Hoje foi dia de destralhar cá em casa, desfazer-me de coisas que já não faziam sentido cá estarem e também já nao usava há muito tempo, por isso intui em escrever este artigo e contar-vos um pouco da minha experiencia com a prática do desapego de bens materiais desnecessários, mas para mim na altura eram imprescindiveis.
Nós somos consumistas por natureza, e queremos seguir sempre as tendências da moda, quer em adquirir artigos para o lar, quer nos bens de consumo nomeadamente roupas e acessórios de moda. Sem nos aperecebermos acumulamos coisas em excesso e eisso tem um preço elevado no nosso estado emocional. Andamos sempre cansados, com dores de cabeça, numa correria e cheios de stresse. quando chegamos a cas não nos apetece fazer nada...pois é...isso tem um motivo.
Eu li um artigo á uns dias atrás onde falava num estudo feito na Universidade da Califórnia em Los Angeles que ter menos coisa em casa reduz os níveis de Cortisol a hormona responsável pelo stresse, e que o nosso cérebro fica em hiperestimulação visual quando temos uma quantidade grande de objetos em cas, o que vai subcarregar as nossas células sensoriais. Por isso é que estamos em stresse permanente.
Além disso o cérebro fica incapacitado de processar informações distraindo-nos, a nossa compreenção e capacidade de tomar decisões fica comprometida, pois há demasiada informação na imensidão de artigos que estão ao nosso redor tornando o ambiente da noss casa pesado e com energia densa.
Durante anos, nas duas casas que vivi tinha uma divisão para onde ia tudo, era a divisão da "tralha" e acumulava imensas coisas porque tinha pena de me desfazer delas e guardava guardava pensando eu que num futuro ainda me fossem fazer falta! Mas nunca fizeram.
Esse acomulado de coisas nessa divisão causava-me nervos porque eu queria arrumar e ter tudo organizado, mas cada vês que tentava ficava cansada e a arrumação só durava uma semana, depois votlava tudo ao monte ou vez. Isso frustrava-me e deixava-me desanimada.
Quem é que se indentica com isto 🤦♀️ aposto que muita gente 😅
Um dia num congresso de Liderança, alguém falou num livro que se chama "arrume a sua cas arrume a sua vida" de Marie kondo, e fiquei doida, era tudo o que mais queria, arrumar a casa e mudar a minha vida. Fui comprar, e devorei o livro em dois dias. É claro que não absorvi a informação toda no imediato, pois estavam ali anos de "tralha" mas fui praticando os ensinamentos ao meu ritmo! E sim é verdade, apartir daí a minha vida mudou radicalmente.
Nas duas mudanças que fiz, ao trocar de casa, cada vez trazia menos coisas. E agora neste momento só tenho o que realmente me fáz falta e que uso diariamente. tenho poucos objetos decorativos, e os que tenho são estrtatégicos, atraem boas energias, tranquilidade e paz.
Vou dizer-vos que este processo demorou 5 anos a ser interiorizado, isto no meu caso, há quem leve menos tempo. Agora é rotina para mim desapegar e não acumular. Passei a andar mais tranquila, mais serena, as minhas finanças começaram a aumentar gradualmente, o trabalho começou a fluir com mais tranquilidade. Outra coisa curiosa que notei, é que tinha mais vontade de viver a minha casa, é onde me sinto segura e aconchegada 💛 e em paz.
A casa é o nosso templo sagrado não se esqueçam disso, temos de cuidar dela como cuidamos de nós com Amor💖
Espero de coração que estas palavras vos tenham inspirado e ajudado de alguma forma, par que também possam viver em tranquilidade e equilibrio 💛🤍
Amor e luz para todos ☯
Namastê 🙏